O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República nas eleições deste ano de 2026, apagou subitamente uma postagem recheada de fake news, feita na tarde de domingo (19), na qual um vídeo bizarro, editado e descontextualizado mostrava o presidente Lula (PT) dizendo que “pobre não tinha que estudar”. O passo atrás, sem qualquer admissão de culpa ou pedido de desculpas, foi dado após a Fórum denunciar a publicação flagrantemente criminosa.

Como mostrado na reportagem anterior, o vídeo recortado é de uma cerimônia realizada em Brasília, há quatro dias, sobre os 90 anos da criação do salário mínino, na Casa da Moeda. Na ocasião, Lula discursava ao lado de várias autoridades e com uma plateia cheia. A certa altura, falando sobre o direito à educação superior que todos os cidadão brasileiros deveriam ter, o presidente usa um claro sarcasmo para dizer que por séculos a elite dominante não permitiu isso. Nesse sarcasmo, também recheado de ironia (que é a figura de linguagem que se emprega para dizer uma coisa falando exatamente o contrário dela), Lula diz em primeira pessoa que “pobre nasceu para trabalhar e que estudo é coisa para rico”.

Confira o vídeo real, na íntegra e sem edição com a fala de Lula:

Flávio, acintosamente, pegou este único trecho e o publicou, fazendo uma espécie de “react” para criticar o atual presidente de maneira agressiva. Agora, desde a manhã desta segunda (19), quem acessa a matéria da Fórum vê um box cinza de advertência sobre a inexistência da postagem feita no X (antigo Twitter). Ou seja, a postagem foi removida pelo senador extremista após milhares de internautas passarem a cobrá-lo pelo ato irresponsável.

A mensagem após a remoção do conteúdo:
mensagem apagada de flavio bolsonaro
Mensagem de que o conteúdo foi apagado

 .

Por revista Forum